quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O marketing da moda

Podemos dizer que marketing é um conjunto de ações que tem por objetivo promover uma marca ou produto buscando a plena satisfação do seu publico alvo. Da mesma forma acontece com o marketing da moda, ou seja, é um investimento do setor em promover seu produto alavancando as vendas e buscando um vinculo de fidelidade com seu cliente. Este é um trabalho que envolve toda a equipe envolvida no processo de uma marca de moda, desde a fabricação até a chegada do produto as mãos do consumidor. Não é tão simples quanto a mera exibição de uma propaganda.

Marketing da Moda
A
moda tem um poder de sedução sobre as pessoas e pode ser considerada como muito mais do que uma simples forma de vestir, pois se observarmos as tendencias de moda masculina ou feminina seguidas por uma determinada pessoa, vamos perceber que por trás disso esta todo um conceito de forma de vida, valores, hábitos, costumes, gosto pessoal, etc.

Marketing da Moda no Brasil
Então podemos dizer que os profissionais que se dedicam a trabalhar com marketing de moda tem um grande
trabalho a realizar, são necessárias pesquisas e muita sensibilidade para perceber o que atrai o publico, como agradá-lo, cativá-lo, como corresponder as suas expectativas, e olha que estas expectativas não são poucas devido a diversidade de opiniões que compõe o mercado de consumidores. Talvez por isso os envolvidos em marketing de moda costumam se dedicar a uma determinada faixa de consumidores, direcionando seus esforços em cativar aquela camada de pessoas, já que seria muito difícil, praticamente impossível abranger um publico muito diverso diante das ultimas tendências da moda. Desta forma também haverá sempre um espaço de mercado para muitos profissionais desta área, pois são muitos os estilos e linhas que envolvem o mundo da moda.

Marketing da Moda Internacional
O marketing de moda é uma ótima ferramenta de trabalho de promoção de produtos, especialmente por que a moda tem uma força propulsora muito boa, ou seja, quem é ligado neste mundo costuma ser aberto a novidades, porém quando cativado torna-se um consumidor fiel, dessa forma transformando-se no maior promotor de vendas de
roupas que possa existir, pois todos sabem que um consumidor satisfeito representa a melhor propaganda que uma mercadoria ou produto poderá ter. Da mesma forma um cliente insatisfeito pode arrasar com determinado produto.
Grandes empresas do mercado e as
resvistas da moda já perceberam que o marketing de moda é um investimento de retorno garantido e assim se unem a outras marcas para aumentar suas forças neste trabalho ganhando cada vez mais espaço, pois percebem que somente o produto em si já não é mais suficiente, é preciso proporcionar algo mais ao consumidor, vantagens, conveniências, etc. Para quem gosta de trabalhar neste ramo o marketing de moda pode ser uma boa opção de investimento, basta estudar e dedicar-se que com certeza as oportunidades surgirão já que este é um mercado em expansão.

Nenhum comentário: